6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 1: Abril 2024           Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Na passada sexta-feira, um grupo de alunos da Escola Básica de Sendim, fez uma visita de estudo ao Castro do Monte Castêlo em Guifões, local onde decorre até ao próximo dia 26 de maio, uma campanha de escavações arqueológicas, a segunda a ser realizada no local.

big_dsc03051_jpg_1495643359.JPG

Sob orientação da Dr.ª Conceição Pires, Técnica Superior do Gabinete Municipal de Arqueologia e História da Câmara Municipal de Matosinhos, e do Dr. José Varela, Arqueólogo da Câmara Municipal de Matosinhos, os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor da história do local, e da importância dos trabalhos ali desenvolvidos, que permitiram, no ano passado, a recolha de vários vestígios, nomeadamente da existência de uma habitação do século I antes de Cristo, que reforçam a convicção de que ali existiu, há cerca de dois mil anos, uma importante estrutura portuária de comércio internacional.

big_dsc03057_jpg_1495643358.JPG

As escavações resultam de um protocolo de colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e a Câmara Municipal de Matosinhos, contando com o apoio da Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e da APDL - Administração do Porto de Leixões.

Estes trabalhos integram o módulo de formação prática em técnicas de escavação arqueológica da Licenciatura de Arqueologia da FLUP, envolvendo assim a participação de um grupo de estudantes da instituição.

big_dsc03039_jpg_1495643366.JPG