Sabia que a Feira dos Moços que se realiza em Agosto, as suas origens remontam ao século XIX. Realizava-se duas vezes por ano, uma em abril, para contratar moços de lavoura, que vinham de toda a região à procura de trabalho, para a época de verão, e outra em novembro, para o Inverno.
Até aos anos 60 do século XX, todos os rapazes de Custóias, no concelho de Matosinhos, que quisessem arranjar trabalho no campo apresentavam-se aos futuros patrões numa feira que se realizava todos os anos, no dia 1 de novembro.
Os patrões escolhiam aí os homens para trabalhar nos campos, sendo o contrato selado com o chamado "pagamento da cabrita", que consistia numa refeição constituída por um prato de bacalhau frito, com vinho a acompanhar. Assim era a Feira dos Moços de Custóias.
A Feira dos Moços serve para reviver um acontecimento do passado e para comemorar a elevação de Custóias de Freguesia a Vila.
Uma tradição que foi recuperada com algumas inovações, nomeadamente, na sua duração, uma vez que por tradição era de um dia e foi alargada para cinco dias, e a data, que coincide com a elevação de Custóias a vila (26 de agosto de 2003).
O Largo do Souto enche-se de animação e de visitantes, com tendinhas de exposição, tascas com comida medieval e atual, artesanato, folclore, teatro e música.
A Feira dos Moços é a festa popular que mostra a riqueza cultural da nossa terra, aqui tradição é orgulho.
Fotos 1; 2 e 3: União das Freguesias Custóias; Leça do Balio e Guifões. Foto 4: Câmara Municipal de Matosinhos