O regresso dos passageiros à Linha de Leixões está previsto para o próximo dia 9 de Fevereiro, o território da União de Freguesias contará com duas paragens: o apeadeiro da Arroteia e a Estação de Leça do Balio.
A obra do apeadeiro da Arroteia está praticamente concluída, faltando apenas a colocação das máquinas de validação do andante, esta obra foi da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal.
Trata-se de um momento importante para o nosso Concelho, que retoma o transporte ferroviário pesado, que assume um papel decisivo na descarbonizacão.
A Linha de Leixões conecta o Porto a Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo, promovendo deslocações mais rápidas e sustentáveis entre as zonas sul, este e norte da área metropolitana do Porto.
Com a Linha de Leixões, os Comboios Urbanos do Porto passam a operar um total de cinco linhas, juntando-se esta às de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro.
A Estação de Contumil liga com as linhas urbanas de Braga, Guimarães e Marco de Canaveses, enquanto a Estação de Porto-Campanhã faz ligação com a linha urbana de Aveiro, com a Estação de Porto-São Bento e com os serviços Regional e de Longo Curso da CP – Alfa Pendular e
Horários e frequências:
Dias úteis: 60 comboios (30 por sentido), com 2 comboios/hora nas horas de ponta.
Fins de semana e feriados: 34 comboios (17 por sentido).
Estações e Paragens:
Ligações diretas entre Ovar e Leça do Balio, passando por Porto-Campanhã, com paragens em:
Contumil | São Gemil | Hospital de São João | São Mamede de Infesta | Arroteia | Leça do Balio.
Quando em 2015, tentamos colocar o assunto na agenda politica do nosso Concelho, poucos acharam possível, mas a conquista, apesar de siginficativa, ficou pela metade do pretendido, é imprescindível continuar a lutar para que o comboio chegue a Custóias, Guifões e Matosinhos.
Intervenção 219