Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024           O Mundo em Guifões 2024: Julho 2024

Este sábado, 20 de julho, foi inaugurada a segunda fase do Corredor Verde do Leça, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km.

A cerimónia da Inauguração da 2.ª Fase do Corredor contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, de vários vereadores da Câmara Municipal, do Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, de vários elementos do executivo da União, da Presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, do Presidente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, do diretor-executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, Artur Branco, do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, do escultor Paulo Neves, entre outros convidados.

A Cerimónia de inauguração oficial decorreu na Ponte D. Goimil pelas 10h30, onde também foi apresentada a Escultura “Bom Caminho” da autoria de Paulo Neves.

Após a Cerimónia, decorreu a caminhada até à Ponte do Carro, que contou com a presença de vários elementos do Centro de Marcha e Corrida da União das Freguesias.

Ao longo do dia, foram realizadas várias atividades, como um percurso de “Rota da Biodiversidade no Leça” uma caminhada acompanhada pela bióloga Rita Rocha; um cortejo etnográfico e insufláveis na Ponte do Carro, momentos de desporto, animação e workshops ambientais na Ponte de D. Goimil.

A segunda fase da obra, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, conta com o Moinho das Carvalhas, a Ponte D. Goimil, o Moinho da Pinguela, entre outros, como principais pontos de interesse.

Além da primeira fase, a segunda fase já também está aberta ao público para que este possa usufruí-lo.

Recorde-se que o Corredor Verde do Leça é um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, que potencia a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens.

O Corredor também contribui para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, por um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte.

Além da requalificação e da revitalização das margens do Rio o projeto inclui a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.

O projeto do Corredor Verde do Leça engloba a cooperação dos municípios por onde passa (Matosinhos, Santo Tirso, Maia e Valongo) que integram a Associação de Municípios do Corredor Verde do Leça que foi constituída a 31 de maio de 2021.

A primeira fase localiza-se entre as pontes de Moreira e da Pedra, numa extensão de 6,9 km.

A terceira fase, entre a Ponte do Carro e a antiga ponte de Guifões (zona envolvente ao Castro de Guifões), terá uma extensão de aproximadamente 4 km e encontra-se em fase de conclusão do projeto de execução.

O Rio Leça, que desagua em Matosinhos, tem uma extensão de cerca de 46 quilómetros.

O projeto é cofinanciado pelo FEDER através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020.

Fotos: União das Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões / Câmara Municipal de Matosinhos