Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Uma viagem pelos trilhos do passado, presente e futuro do rio

Integrado no eixo da ação fundamental da Junta da União das Freguesias de Custóias Leça do Balio e Guifões, «O Rio Leça», este 1º ciclo das «Conferências do Vale do Leça», organizado pela Junta da União das Freguesias, em parceria com o NEIMA - Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Matosinhos, faz parte de um conjunto de ações que visa dar a conhecer o potencial ecológico e cultural do Rio Leça, apresentado, em tempos, como um rio bucólico, calmo, pleno de azenhas, açudes e paisagens belas, tantas vezes imortalizadas por homens das artes, como Sá de Miranda, António Nobre, Agostinho Salgado ou Augusto Gomes.

big__1464617464.jpg

Salão Nobre do edifício administrativo da Junta de Guifões

15h30 - Sessão de Abertura com o Sr. Presidente da Junta, Engº Pedro Gonçalves

15h45 - Sessão «O sítio do Monte Castêlo, o rio Leça e as navegações na Antiguidade»
A importância estratégica do Castro de Guifões na antiguidade e o papel do Leça na fundação de um território.
Dr. José Manuel Varela

16h10 - Sessão «As pontes que nos unem»
Da derrocada da ponte de Guifões em 1979, à recente reconstrução da ponte de Goimil, passando pelas cerca de 40 pontes que em tempos uniu gentes e povos. Uma perspetiva sobre um património tantas vezes admirado e outras tantas esquecido.
Prof. Júlio Pinto da Costa

16h35 - Intervalo

16h40 - Sessão «Os segredos encobertos nas margens do Leça»
Uma viagem pelos velhos trilhos e caminhos do rio ao encontro do seu património.
Dra. Conceição Pires e Dra. Liliana Barbosa

17h05 – Sessão «Agostinho Salgado, Augusto Gomes - e o Rio ao meio»
Do Rio lúdico, as gentes do rio cantadeiro (Agostinho Salgado), ao Rio dramático, as gentes do mar, das orações às pragas (Augusto Gomes).
Prof. António Cunha e Silva