45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Entre os dias 17 e 19 de junho, o Castro do Monte Castêlo, vulgarmente conhecido por Castro de Guifões, vai novamente ganhar vida.

Esta estação arqueológica, também conhecida vulgarmente pelo nome de Castro de Guifões, é uma das estações da época da Idade do Ferro/Romanização mais importantes do norte de Portugal.

Ao longo de 3 dias, durante esta segunda edição organizada pela Junta da União da Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, para além de se poder assistir àquilo que foi a vida de um Castro, designadamente à recriação do seu quotidiano e modo de vida dos povos castrejos, vai poder provar-se os produtos autóctones consumidos à época, como os mariscos costeiros ou o pão feito com farinha de bolota, ou à base de mel.

Para completar esta festa, haverá ainda música, danças, animação de rua, demonstração de ofícios, contos e lendas e visitas guiadas ao Castro.

A entrada é livre e gratuita.

Mais informação sobre o Castro aqui: