45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

A Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, implementa desde dezembro de 2019, na qualidade de entidade Mediadora, a 2ª fase do POAPMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas. Este programa, co-financiado pela União Europeia, visa combater a pobreza e a exclusão social, apoiando famílias em comprovada situação de carência económica, através da entrega sistemática de cabazes alimentares, que se propõem suprir 50% das suas necessidades nutricionais.

Neste âmbito, nos meses de julho e agosto, foram implementadas ações de acompanhamento nas três freguesias da União subordinadas aos temas “Prevenção do Desperdício” e “Otimização do Orçamento Familiar”, destinadas aos agregados familiares que esta autarquia apoia mensalmente.

Estas sessões pretendem ajudar os destinatários a rentabilizar os alimentos que recebem, diversificando as formas de os confecionar, de modo a evitar o seu desperdício, e também sensibilizar estas famílias para uma gestão do orçamento familiar mais eficaz, com pequenas dicas de poupança e organização.

Os destinatários receberam Guias de Receitas sobre como potenciar a utilização dos produtos do cabaz mensal, nomeadamente os hortícolas, de forma a incentivar o seu consumo em receitas criativas e simples, para a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis. Receberam também um folheto com Dicas de Poupança, com a súmula dos conteúdos da sessão.