Destaques
seta

Eventos e Notícias | Notícias

Sabia que o Caminho das Escadinhas no Monte Xisto em Guifões é um projeto que interliga arquitetura, arte e natureza, inserido no programa Governamental - Bairros Saudáveis.


O Caminho tem como objetivo a criação de ligações pedonais entre as encostas do Monte Xisto e o território envolvente. Com a criação dos percursos o propósito passa por combater o isolamento entre o bairro e as zonas envolventes, assim beneficiando a acessibilidade quer dentro do bairro, quer com a paisagem natural e urbana.


A proposta dos Percursos Pedonais partiu de um debate entre os moradores e os projetistas, com a mediação da entidade promotora da candidatura, Tamanho Azul - Associação.


O percurso pedonal, entre o bairro de Monte Xisto e as margens do Rio Leça, faz com que na encosta poente, o percurso articula-se com o Corredor Verde de Leça e na encosta nascente, cria-se uma nova ligação à malha urbana.


“O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre a escada pública e o terreno privado vizinho, criando-se uma estrutura de bancos convidando ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso”, refere o espaço cultural INSTITUTO.


O projeto propôs “coser” a topografia acidentada do Monte Xisto, onde há uma carência de ligações ao território envolvente.


Os objetivos passaram por fortalecer as redes de vizinhança; promover um contínuo natural ao ligar os lados Nascente e Poente do Monte Xisto, através da sua cumeada; melhorar a urbanidade do bairro; promover uma obra colaborativa sendo o intercâmbio profissional uma das mais valias do projeto, no trabalho com a comunidade, os construtores.


No local, houve um processo de “despoluição” onde “uma antiga ruína de uma casa que estava abandonada há mais de 40 anos”, foi requalificada para um local de convívio, onde houve a instalação de bancos em todos os “quartos” da edificação.


O percurso pedonal foi projetado por Paulo Moreira Architectures, foi executado por construtores locais liderados por José Silva, morador do bairro. Neste local, também houve a intervenção artística do coletivo Verkron.


A União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões foi entidade parceira deste projeto.


O programa Bairros Saudáveis é um programa nacional de “natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis”.


Fotos: Ivo Tavares Studio – Architectural Photography

Menu

vídeos

seta
Os Hospitalários no Caminho de Santiago 2022