Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024

Sabia que a Ponte do Carro é edificada em granito, o tabuleiro em cavalete assenta sobre um único e amplo arco de volta perfeita, com guardas e pavimento lajeado de forma irregular apresentando uma tipologia construtiva característica da Idade Média (séculos. XII – XIII).

É um exemplo da arquitetura civil pública medieval classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto 516/71 de 22 de Novembro.

“Este tabuleiro, além da sua configuração em duas rampas convergentes no ponto central, possui ainda a particularidade de não ser totalmente linear, uma vez que tem uma curvatura bastante acentuada”, refere o Gabinete Municipal de Arqueologia e História da Câmara Municipal de Matosinhos.

Esta estrutura medieval apresenta as características típicas da técnica construtiva das pontes românicas.

Segundo o Gabinete Municipal de Arqueologia e História da Câmara Municipal de Matosinhos a Ponte do Carro é um dos mais significativos exemplares de engenharia medieval desta região.