Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024

Sabia que a feira medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” que se realiza em Leça do Balio, visa promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos emblemáticos do Norte de Portugal e sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital.

No século XII, tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.

O Mosteiro de Leça do Balio desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.

O Mosteiro continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem para quem, percorre os Caminhos de Santiago.

Durante vários dias os visitantes podem assistir ao trabalho executado ao vivo pelos vários artesãos, assistir a várias recriações de lendas, doçaria conventual segundo as receitas medievais, tabernas de petiscos e bebidas, falcoaria, torneios a cavalo, treino de armas, música, dança, entre muitas outras atividades.

Interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas, saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes.

Um dos destaques da Feira Medieval é a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.

Um casamento polémico, pois contra a vontade de todos, em 1372, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal. A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio.

Fotos: Câmara Municipal de Matosinhos