Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024

Sabia que o Cruzeiro do Araújo é um Cruzeiro de finais do século XVI ou inícios do século XVII, coberto por zimbório em forma de pirâmide triangular.

“As faces do zimbório são decoradas com rosetas e inscrições, com tubos de descarga de águas pluviais em forma de pequenos canhões. Localiza-se na bifurcação da antiga estrada do Porto a Barcelos e Ponte de Lima, onde se bifurcavam os caminhos que seguiam pela ponte romano-medieval de Ronfes e pela ponte renascentista de Moreira”, descreve a Câmara Municipal de Matosinhos.

O Cruzeiro foi edificado próximo da Ermida de S. Pedro de Real ou do Araújo.

Este é referido nas Memórias Paroquiais de 1758 no lugar do Araújo, “junto à estrada que vai para Viana, ou seja, uma estrada real que assenta no traçado de um velho caminho romano, a karraria antiqua, cujo alinhamento pode corresponder à actual Rua D. Frei Manuel de Almeida Vasconcelos e que prosseguia pela Rua Sousa Prata em direção à Ponte Romana/Medieval de Ronfos, Barreiro ou Azenha”, refere a Câmara Municipal de Matosinhos.