Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024

Sabia que a nossa União das Freguesias é um local de passagem obrigatório no Caminho Português de Santiago e no Caminho Português da Costa.

Em Matosinhos, o itinerário de 6.05 km, atravessa as zonas do Padrão da Légua, Recarei e Custóias.

O Caminho Português da Costa entra na nossa União de Freguesias na Viela dos Fogueteiros e passa por: Cruzeiro do Padrão da Légua, Rua da Fonte Velha, Largo do Souto, Rua da Cal, Ponte de Goimil, Rua das Carvalhas.

A Igreja Paroquial de Custóias, o Largo do Souto de Custóias, o Mosteiro de Leça do Balio, integram-se no vasto Património da Humanidade pelos itinerários dos Caminhos de Santiago, percorridos por peregrinos de toda a Europa e a Ponte de D. Goimil, sobre o Rio Leça, uma ponte de cavalete com um arco ogival com uma tipologia da Idade Média dos séculos XIII a XIV.

Os caminhantes que passam na União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, andam pela "Via Bracarii", ou pela "Karraria Antiqua" ou pela "Via Veteris", e atravessam a nossa União norteando para Santiago de Compostela.

Logo na entrada da União, o caminhante envolve-se pela beleza do Cruzeiro do Padrão da Légua que marca a separação entre a Via Veteris e a Karraria Antiqua.

A União das Freguesias inaugurou em julho deste ano um painel alusivo ao Caminho Português da Costa. Este foi colocado na Rua da Fonte Velha, (Via Veteris), em Custóias, a única freguesia do concelho dedicada a Santiago.

Em Custóias há outro marco alusivo ao Caminho Português da Costa, este local à saída do Largo do Souto, no sentido norte.

Na Rua de Recarei, nasceu recentemente um mural alusivo aos Caminhos de Santiago. A iniciativa intitulada Estrelas no Caminho, foi da responsabilidade da cervejeira Galega - Estrella Galicia.

Neste mural é retratada a rapper Portuense Ana Matos, conhecida por Capicua e o autor desta peça de arte urbana foi o portuense Daniel Eime.

Cada um dos murais do Caminho representam “um protagonista local com uma história de luta pessoal que reflete o seu vínculo à sua terra ou ao caminho. São artistas, artesãos ou atletas que encarnam o espírito do peregrino, com valores como a superação e a irmandade”, revelou a Estrela Galicia.

No edifício Administrativo de Custóias, os peregrinos do Caminho Português da Costa tem um carimbo específico para as suas cadernetas.

Tudo faz parte de um processo que levará à valorização dos Caminhos de Santiago.

Estes são os dois Caminhos medievais de Santiago que passam no nosso Concelho e na nossa União de Freguesias.

Foto 1: Caminho Português da Costa. Foto 4: Daniel Eime