Visita Cultural - Museu de Magia: Abril 2024           6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024

Na semana que se assinala o centenário do nascimento de Joaquim Neves dos Santos (12-11-1918/06-07-1979), a Câmara Municipal de Matosinhos e a Junta da União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões uniram esforços para homenagear uma das mais emblemáticas figuras da cultura de Matosinhos, inaugurando uma peça escultórica na rotunda existente na confluência da Av. Joaquim Neves dos Santos com a Rua Joaquim Neves dos Santos.

A peça escultória “simples e objetiva” retrata, nas palavras do seu autor, o arquiteto João Fernandes, “a simplicidade com que Joaquim Neves dos Santos trabalhava a terra”, apresentando “as mãos que escavam a terra que o viu crescer” e “o legado que nos deixou”.

big_2_jpg_1543333020.jpg

A cerimónia de descerramento da placa de inauguração decorreu esta manhã e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, do presidente da junta da união de freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, e da presidente da assembleia de freguesia da união de freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Ana Patrícia Fernandes, do Executivo da Junta de Freguesia e de representantes de todas as Associações de Guifões.