6.ª Edição do Moinho Cine Fest - Dia 4: Abril 2024           45.ª Corrida da Liberdade: Abril 2024           Sessão Solene Assembleia Evocativa 25 Abril: Abril 2024

Concurso “Árvore de Natal Reciclável”
Trabalhos expostos no Átrio dos Paços do Concelho seguem agora para as uniões de freguesia

36 jardins de infância, escolas básicas e instituições de solidariedade social participaram este ano no concurso “Árvore de Natal Reciclável”, promovido pela Divisão de Matosinhos da Polícia de Segurança Pública (PSP) em colaboração com a autarquia.

Esta iniciativa, no âmbito do programa “Policiamento de Proximidade”, pretende alertar para a importância da reciclagem para o futuro do ponto de vista ambiental, mas também contribuir para a aproximação da PSP à população por intermédio da comunidade escolar.

“A Polícia não serve só para passar autos. Queremos passar a mensagem de que a Polícia é alguém amigo, que está sempre disponível, a quem o cidadão pode recorrer em qualquer situação. As crianças serão os adultos de amanhã. Com a mensagem que estamos a transmitir aos mais novos, estamos a contribuir para que a sociedade seja melhor”, explicou o comandante da PSP de Matosinhos, Intendente António Jesus.

big_48281241_10155902797971845_225142044

Em novembro e dezembro, alunos e utentes, acompanhados pelos professores e assistentes operacionais, envolveram-se neste desafio de conceber e construir uma árvore de natal com material reciclável.

Ao longo da última semana, os trabalhos têm estado expostos no Átrio do Edifício dos Paços do Concelho.

Esta manhã, o júri, liderado pela Presidente da Câmara Municipal, avaliou os trabalhos apresentados e distinguiu os três melhores em cada instituição. Além de Luísa Salgueiro, a cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vereador da Polícia Municipal, Fernando Rocha, do presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, do presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, do presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.

big_48275234_10155902799986845_797702825

Pedro Sousa considerou “excelente esta iniciativa de aproximar as pessoas da PSP”. “É nas escolas que tudo começa. É através da educação que conseguimos transformar o mundo. Esta ação de reciclagem será transmitida, através das crianças, aos adultos”, acrescenta o autarca.

Já Leonardo Fernandes elogiou a abertura da PSP à comunidade e o envolvimento dos alunos, professores e assistentes operacionais neste projeto.

Para Pedro Gonçalves, este “é um exemplo de concretização do conceito de escolicidade, de participação ativa da comunidade em matéria de educação e, neste caso, do ambiente”.

Por fim, Luísa Salgueiro destacou “a criatividade” e a “forma imprevista” na utilização dos materiais escolhidos. “Esta é uma forma de celebrar o Natal, mas é também uma forma de a PSP estar na comunidade. Este tipo de trabalho depende das pessoas que se motivam para além das suas obrigações, que gostam de trabalhar com a comunidade. Há muito trabalho de parceria com a PSP ao longo do ano. É um privilégio ter instituições que se envolvem na vida da comunidade”, admitiu a edil.

No que diz respeito aos jardins de infância, os prémios foram para as seguintes instituições de ensino: JI EB Irmãos Passos (1º), JI Centro Infantil de S. Mamede de Infesta (2º) e JI Centro Social de Recarei (3º).

Os restantes concorrentes receberam prémios de participação: JI Associação de Solidariedade Social Urbanização do Seixo, Centro Escolar Quinta do Vieira, Infantário Encanto, Centro Social do Manso, Centro Social de Gondivai, JI Igreja Velha, JI Lar do Comércio, JI EB Prof. Elvira Valente, JI Sol e Norte, JI EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira e JI da Barranha.

big_47572392_10155902798326845_254687352

Na categoria das Escolas Básicas e instituições de solidariedade social, os distinguidos foram: EB da Ermida (1º), EB da Amorosa (2º), EB Igreja Velha (3º). Os restantes receberam prémios de participação: EB da Lomba, EB Matosinhos, EB Gondivai, EB Padrão da Légua, EB de Santiago, EB Irmãos Passos, EB Padre Manuel Castro, EB Prof. Elvira Valente, EB Estádio do Mar, EB do Araújo, EB da Amieira, EB da Viscondessa, EB Eng. Fernando Pinto de Oliveira, EB da Barranha, Centro Escolar Quinta do Vieira, Associação Rumo à Vida, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Mental de Matosinhos (APPACDM), e Criança Diferente/Associação de Amigos.

Os trabalhos apresentados a concurso seguem agora para exposição nas respetivas uniões de freguesia até ao Dia de Reis.

Fonte: Câmara Municipal de Matosinhos