Festas de S. Tiago 2024 Início: Julho 2024           Festas de S.Tiago 2024 - Fim: Julho 2024

No dia de Santiago, colocamos na confluência da Rua da Fonte Velha com a Rua de Santiago, em pleno Caminho Português da Costa, uma imagem de Santiago.

A Junta de Freguesia tem vindo a evidenciar os Caminhos de Santiago na União de Freguesias, com a colocação de diversos elementos no espaço público.

O Caminho Português da Costa foi primeiro Caminho certificado em Portugal, é dos mais antigos, sendo o Caminho preferido por Reis e Rainhas, neste local passaram D. Manuel e a Rainha Santa em peregrinação a Compostela.

O Caminho Português da Costa entra na União de Freguesias na Viela dos Fogueteiros, segue até ao Cruzeiro do Padrão Légua, dirigindo-se pelo Rua do Senhor até a Rua da Fonte Velha, Largo do Souto, Rua da Cal, passando o Rio Leça na Ponte de Goimil, seguindo pela Rua das Carvalhas até Moreira da Maia.

Numa simples cerimónia estiveram presentes a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos - Luísa  Salgueiro, o Padre Joaquim Mário - Pároco do Padrão da Légua, Padre José Loureiro - Pároco de Custóias, Padre Gonçalo - Pároco de Guifões, o Executivo da Junta de Freguesia, vários deputados da Assembleia de Freguesia e população.