Final Gala do Fado 2024 Associação Fado e Poesia: Outubro 2024           Festival Outono Rancho Paroquial de Guifões: Outubro 2024

A Cerimónia começou em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Leça do Balio com o hastear das bandeiras e o hino nacional a ser cantado pelo grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

A Cerimónia Militar iniciou depois com a inauguração, a bênção do Memorial, uma evocação religiosa pelo Padre José Loureiro.

Entoaram-se os toques de sentido, de silêncio, de homenagem aos Mortos, de alvorada e de descanso. Leu-se em voz alta os nomes dos combatentes da freguesia mortos na Guerra do Ultramar.

Esta iniciativa envolveu uma turma de alunos do 9.º ano da Escola Básica de Leça do Balio, com o objetivo de promover uma relação intergeracional, concertada no seio da Comissão Social de Freguesia de Leça do Balio.

Houveram intervenções alusivas ao ato do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Tenente Coronel Armando Costa, do Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.